sexta-feira, 24 de outubro de 2008

" Tigelada "



Esta receita foi-me dada por a minha Cunhada Lena que é uma sobremesa tradicional na terra dela (Oliveira do Hospital) e que todos gostamos cá em casa.

Deixo a receita exacta que eu tenho, mas desta vez só fiz metade da receita.

RECEITA:
. 500gr de açúcar ( pus 250gr)
. 10 ovos (pus 6 )
. 1 lt de leite (pus 1/2 lt)
. 1 pau de canela
. 1 limão casca
. 1 colher de café canela pó

PREPARAÇÃO:

1º- Ferva o leite com o pau de canela e a casca de limão.

2º- Bata os ovos com o açúcar e a canela em pó muito bem.

3º- Junte o leite (retire o pau de canela e a casca do limão) quente em fio, e misture bem no preparado dos ovos.

4º- Deite o preparado numa taça de barro vidrado, e leve ao forno quente,180ºC durante 45 minutos, a meio da cozedura baixe o forno um pouco, até estar cozida (faça o teste do palito).
Sirva depois de fria.


18 comentários:

Karla disse...

Oh Janeca adoro tigeladas e nunca fiz me casa. lembram-me sempre as viagens de comboio até Alcains e a esperada paragem em Abrantes para ir comer a famosa tigelada.
beijinho =)

ameixa seca disse...

Janeca linda!!! Adoro tigelada. Estive 5 anos a estudar em Coimbra e foi do melhor que comi por lá :) Tigeladas e pastéis de Tentugal... muito, muito bom!!!
Bom fim de semana ;)

Carla disse...

A Cozinha Portuguesa é das melhores do mundo! Aqui está uma delícia de sobremesa =)
Adoro

bjs

disse...

Oi, Janeca!
Essa tigelada deu-me água na boca.
Qualquer hora ainda vou testar.
Tenha um ótimo final de semana.
Bjs.
Dô.

Cor de Mel disse...

Olá Janeca,
Este é um dos meus doces preferidos e vou de certeza experimentar esta receita.
Depois mostro-lhe!!
Beijinhos grandes para si e continuação de bom fim de semana,
Lia.

Cristina Momentos Preciosos disse...

Tijelada adoro,hummmm!!!!
Também quero,bjs

lili disse...

ADORO TIGELADA MAS ASSIM GRANDE NUNCA FIZ SO EM TACINHAS ESSA TEM CA UM ASPECTO BJS

Vânia Costa disse...

A minha sogra é de Gramaça... uma aldeia no topo da serra, pertencente a Oliveira do Hospital... Como tal também ela faz tigelada!

É uma pequena maravilha esse doce!

Beijinhos*

Nela disse...

Janeca, adoro tigeladas, na terra de meu pai Abrantes, há umas de comer e chorar por mais, como a famosa palha de Abrantes, agora Oliveira do Hospital conheço muito bem, adoro ir lá á feira, os pais do namorado de minha filha, vivem ainda mais para cima, já quem vai para a Serra da Estrela, e o irmão, tem casa em Seia,e tens razão têm mãos maravilhosas para a doceria, tenho receitas que as vizinhas já me deram, são pessoas muito boas.Querida a tua tigelada deve estar uma maravilha só pode.Beijinhos.

Mamã Catarina disse...

Olá Janeca! Descobri este teu cantinho e já adicionei lá no meu! Tens receitas deliciosas e pretendo continuar a visitar-te :)

Quanto à Tigelada, é uma sobremesa que sai sempre bem, se for fresquinha então ainda melhor :)

Beijinhos e bom fim de semana!!

edinha disse...

Esta tigelada está bem apetitosa.
Beijinho

UMA CASA NO NORTE disse...

Gosto, gosto!!
Beijinhos

Martuxa disse...

Adoro, mas nunca me atrevi a fazer em casa! Mas parece simples e fácil de fazer...qualquer dia atrevo-me :)

Beijinhos

Tânia Saj disse...

Taí, nunca comi tigeladas.....nem quando passei por Oliveira do Hospital!
Vou ter que prová-la por aqui!
beijinhos

Naninha disse...

Nossa que receita fácil e surpriendente. Adorei a receita.
Beijos e ótima semana!

Eliana Scaramal disse...

Parece um pudim, que delícia!!

www.saboresdalica.blogspot.com

Natércia disse...

Janeca mas qur rica tigelada adoro!Um beijinho...

Laurinha disse...

Hummmmmmmmmm, deliciosos....!!!

Fiquei com vontade de experimentar!!!!!

Beijinhos