quarta-feira, 3 de setembro de 2008

" Doce de Ameixas " da [ Missy ]


Foi a primeira vez que fiz doce de Ameixas, como me ofereceram
um saco cheio das ditas, e cá em casa já estava algumas na
fruteira esquecidas e ninguém as comia, antes que tivessem outro
destino, lembrei de fazer um docinho. Procurei e encontrei no
blog da Amiga MISSY, uma receitinha simples e fácil de fazer.
Meti mão ás ditas e não me arrependi.

ADOREI este doce!!!!

A MISSY explica que para cada Kilo de fruta limpa e sem caroço,

São 10 colheres (sopa) de açúcar(se for Amarelo só 8 colheres).

Eu lavei as minhas ameixas, tirei a pele e o caroço, depois pesei
e tinha 1 kilo. Então decidi começar a fazer para experimentar e
aproveitar as ditas.

*******

Usei 1 kilo de ameixas limpas de pele e sem caroço.
8 colheres (sopa) de açúcar Amarelo.
1 pau de canela (a receita não tinha mas eu gosto do sabor).

Coloca-se tudo num tacho grande em lume brando e deixa-se
cozer durante 1 hora, mexendo de vez em quando.


Deixei em bocados que gosto de encontrar a fruta.

Dica da Missy: que eu não conhecia esta forma de selar os
frascos. Depois dos fracos bem lavados em água a ferver,
limpam-se.... A seguir colocar o doce ainda quente nos
frascos, fecham-se de imediato,e viram-se de tampa para
baixo num recipiente com água a cobrir somente a tampa,
desta maneira fica selada perfeitamente com vácuo.
Pode guardar muito tempo, em lugar escuro e fresco.

OBRIGADO amiga MISSY por partilhar esta receitinha tão

DELICIOSA!!!!

22 comentários:

Lindamar Nunes disse...

Ola... nosso que delicia... adorei.
Mas adorei tbm tua visita... fique a vontade viu.
Este teu blog é uma perdição.. heheh
Beijos minha querida.
Lindamar

Mari Rezende disse...

Janeca, que doce lindo que ficou!!!
Gostei muito da dica de como selar os potes de compotas... Vou tentar nas próximas vezes!
Beijinhos!

Natércia Ramalho disse...

Janeca que rico docinho podes mandar ai só um frasquinho para mim gosto muito e não tenho ameixas...gostei da dica um bjo Natércia...

risonha disse...

as receitas da Missy são sempre uma delícia.
Acho que nunca fiz doce de ameixa mas deve ser muito bom.
não queres vender-me um frasquinho?

isabel tiago disse...

Jo

Já está no meu blog, espero que goste e desejo que continue deliciar-nos com estas maravilhas.

Espectáculo o seu blog.

Parabéns

GreyScale disse...

É muito bom! E o aspecto que ele tem...sem dúvida ficou no ponto exacto!

Unknown disse...

Olá,
Segui a sugestão da Isabel e andei aqui a fazer um périplo pelo seu cantinho delicioso. Adorei!!!! Adorei as receitas fantásticas que aqui tem e vou já guardá-la nos meus favoritos para não lhe perder o rastro.
Uma nota: Também sou louca por farinheira...
Beijinhos,
Lia.

ameixa seca disse...

E eu que não gosto nada de ameixas :p
Que belo doce... também quero Janeca ;)

Filipa disse...

Acho que nunca fiz nem comi doce de ameixa... E eu que tenho tantas ameixas cá em casa... Vou fazer.

Beijinhos

Isabel de Miranda disse...

Janeca que delicia:))))Caseiro nunca comi...mas é simples de se fazer.Só que amiga eu tenho que comprar as ditas e estão carotas.E lá para Coimbra e Pena Cova estão concerteza todas no chão:((((Mas agora eu não quero sair de Lisboa.Que remédio senão comprar.Gostei da dica de selar os frascos não conhecia.Beijinhos carinhosos

janeca disse...

Linda,obrigado pelo seu carinho vou voltar concerteza bjs:)))

Mari eu tb aprendi agora com a Missy faz e depois diz-me bjs:)))

Natercia já foram distribuidos para a prova,na próxima eu guardo para si bjs:)))

Risonha tens razão eu sou da tua opinião, este docinho é uma prova das delicias da Missy bjs:)))

Isabel Tiago obrigado linda pelas palavras carinhosas,vou lá ver sim bjs:)))

Claudia tive uma óptima MESTRA está delicioso bjs:)))

Cor de Mel já somos duas a gostar de farinheira,obrigado por ter passado no meu cantinho,irei visitar o seu, bjs:)))

Ameixinha eu gosto muito de ameixas só tenho que comer poucas senão os meus intestinos acusam logo,mas em doce espero que não porque está delicioso,bjs:)))

Filipa Linda faz que vais gostar bjs:)))

Isabel as minhas não sei de onde vieram ofereceram-me,digo-te eram uma delicia ,mas como não comiam as que restaram decidi fazer doce ...faz que é uma delicia bjs:)))

Bjocas para todas(os),Obrigado

Janeca!

Vitor disse...

Janeca o doce está 5*****Até já comia um frasquinho dele:))Um beijinho Vitor:-))

Odete disse...

Boa ideia para aproveitar muitas ameixas maduras por aqui.
bjs

Missy disse...

que feliz que fiquei !!!!!!
é uma grande satisfação para mim,
estou mesmo contente por teres tirado a minha receita.
Brevemente vou fazer com abóbora.

bjka

Nile e Richard disse...

Olá amiga.Parece delicioso,vou tentar fazer.Pegue o que desejar dos meu blog.bjtos.Nile.

Marcos disse...

Janeca o doce está lindo e bom:))Um beijo Marcos:))

Anônimo disse...

Doce de ameixa é muito bom mesmo!
Beijinhos

Susana disse...

Ummmmmm!!! Qué rico!!!!!!!!!!!
Adoro el dulce de ciruelas.
Te paso un dato: yo las hago con cáscara y quedan muy ricas. Las corto y las pongo con el azúcar para que larguen jugo. Luego las pongo a cocinar y, a medida que van ablandándose, el carozo se desprende y va hacia la superficie... De esa forma queda muy rica y te rinden más.
Un abrazo desde Montevideo, Uruguay

Anônimo disse...

parece-me boa. um dia deixo-te a minha receita de compota de tomate. é deliciosa.

Cantinho da Partilha disse...

vim aki parar pela amiga isabel do blog: agulha dourada e adorei!
parabens!
vou exprimentar muita coisa!!!
um abraço!
Nina

Isabel de Miranda disse...

Janeca passa pelo meu cantinho tenho um mimo lá para ti:))))Beijinhos

Rivera disse...

Ficou com um aspecto optimo!