domingo, 23 de novembro de 2008

" O Meu Empadão de Carne "


Esta receita todas(os) sabem como fazê-la, mas vou deixar aqui a minha.



Num tacho refoguei uma cebola picada com um pouco de azeite, deixei alourar, juntei tomate picado, vinho branco,1 folha de louro, 2 cravinhos e um pouco de pimenta, adicionei a carne picada(metade vaca, metade porco) e deixei cozer.

Entretanto preparei batatas e cozi, passei-as no passe-vite e fiz o puré, com um pouco de manteiga, e leite (o suficiente para a quantidade de batata),temperei com, pimenta, noz moscada, e sumo de limão.

A seguir num tabuleiro de ir ao forno, adicionei metade do puré de batata, a carne picada, por cima o restante puré, pincelei com uma gema de ovo, e com um garfo risquei um pouco do puré, foi ao forno até dourar.

Acompanhei com uma salada de alface.



10 comentários:

O blog... disse...

Este blog tem receitas muito boas e muito bem explicadas o que me agrada.
Voltarei concerteza.
Docestemperos

Natércia Ramalho disse...

Janeca o teu empadão está de comer e chorar por mais.Um beijinho...

Martuxa disse...

Comida que lembra a casa dos pais e a infância. Um dos meus pratos favoritos, seja de carne ou peixe. O que eu mais gostava em criança era mesmo a crosta do ovo que se formava em cima (manias de criança) ehehehe

Beijinhos

Anônimo disse...

É um pratinho que eu adoro simplesmente! Está com um óptimo aspecto! BJS.

Unknown disse...

Olá Janeca,
O seu empadão tem um ar fantástico e já ia um bocadito...
Beijinhos e votos de óptima semana para si,
Lia.

ameixa seca disse...

Eu adoro tudo que leve puré de batata e o empadão é um dos meus pratos favoritos. Infelizmente não fazemos muitas vezes porque o meu pai diz que não gosta de comer papas :)
Vou experimentar juntar cravinho... não sabia que ficava bem ;)

Anônimo disse...

Que belo empadão!Gosto muito mas também não faço porque o Marido é como o Pai da Ameixinha: não gosta de coisas "mastigadas"... Mas fez-me muitas saudades do tempo do Colégio, (já lá vão muitos anos),em que serviam este Empadão com um delicioso Molho de Berbigão de que eu nunca soube a receita.Bjs. Bombom

Karla disse...

Nham nham..essa crostinha de cima é a minha perdição :D

beijinhos :D

papoila disse...

Adorei este blog....
Tens receitas fabulosas....
Gostei imenso....

isabel tiago disse...

Tal qual o meu. Será que a nossa escola foi a mesma? A minha foi a da minha mãe e da minha sogra, que cozinhavam muito bem. A minha mãe fazia um bom empadão mas não o comia. Dizia ela que não gostava de coisas moídas e escondidas. Era muito esquisita de boca. Mas comia pastéis de Belém!!!!