terça-feira, 25 de março de 2008

" NINHO DE CHOCOLATE "




O meu bolinho de Páscoa, tirei da revista (A Arte de bem Cozinhar), é um bolo que se pode fazer para qualquer altura, a massa é muito fofinha, um bolo de chocolate que é maravilhoso!!!


Ingredientes;

350gr açucar amarelo
200gr manteiga
300gr chocolate em tablete para culinaria
2dl leite
0,5dl licor de banana (usei licor Beirão)
3 ovos
250gr farinha
1colher (de sobremesa) fermento em pó
1dl natas
q.b. manteiga,farinha,ovinhos e amendoas de chocolate, raspa de chocolate negro(usei chocolate branco).


1º- Aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma de ninho com manteiga e polvilhe-a com farinha. Misture o açucar com a manteiga, 100g de chocolate cortado em pedaços, o leite e o licor.Leve a lume brando, mexendo sempre, até estar tudo dissolvido.


2º-Retire do calor e deixe arrefecer um pouco.Desfaça as gemas com um garfo e adicione-as ao preparado anterior. Por fim,envolva-lhes a farinha e o fermento, alternadamente, com as claras batidas em castelo.Misture muito bem e verta a massa na forma.Leve ao forno durante 50 minutos.


3º-Ferva as natas e adicione-lhes o restante chocolate partido em pedacinhos. Mexa bem até se dissolver e deixe arrefecer, mexendo ocasionalmente. Desenforme o bolo depois de frio e barre-o com o creme de chocolate. Termine a decoração com ovinhos, amendoas e raspa de chocolate.

3 comentários:

Isabel de Miranda disse...

JÁ sabes esse prato é meu,não fiz nada esta Páscoa por issi não comi ninho.Dás-me esse pratinho.Está um luxo...lindo.beijinho carinhoso

Isabel de Miranda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Filipa disse...

Lindo o seu ninho de Páscoa!!

Beijinhos