terça-feira, 6 de janeiro de 2009

" Farrapo Velho Gratinado " !!!!





Esta é a minha primeira receita do Ano 2009 que estou a postar, mas foi feita com as sobras de comida da consoada, uma forma de utilizar tudo sem se estragar.

Vamos lá á receitinha!!!!!

* Bacalhau Cozido
* Couve Portuguesa(ou outra que tenha sobrado)Cozida
* Batatas Cozida
* Cenouras Cozidas (não pus porque não sobraram)
* Ovos Cozidos
* 1 Embalagem de bechamel
* 1 Cebola
* 2 Dentes de Alho
* 1 dl de Azeite
* 2 colheres de pão ralado
* Sal e Pimenta q.b.



PREPARAÇÃO:

1-Limpe o bacalhau de peles e espinhas e lasque-o.
Corte as cenouras(se tiver sobrado)as batatas e a couve em pedaços.


2- Descasque a cebola, corte-a em meias luas finas, deite-as para um tacho, junte os alhos picados e o azeite e deixe refogar até a cebola ficar macia. Tempere com sal e pimenta, junte o bacalhau, a couve, a batata e a cenoura e misture delicadamente.


3- Deite metade da mistura anterior para um tabuleiro de louça ou pirex, espalhe em cima os ovos cozidos cortados em rodelas e cubra com o resto da mistura. Alise e cubra com o bechamel.


4- Polvilhe com o pão ralado e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até ficar bem douradinho. Retire do forno e sirva quente.

Acompanhei com uma salada de Alface.



FELIZ DIA DE REIS para VÓS!!!!!


13 comentários:

Catarina Santos disse...

Farrapo Velho é muito bom, ainda para mais gratinado! Mas eu não costumo ter hipótese para fazer, pois cá em casa nunca sobram restos de Bacalhau e restantes acompanhantes [batatas e couves, diga-se] :)

Beijinhos e bom Dia de Reis!!

risonha disse...

o que eu gosto de farrapo velho... este Natal era para ter feito, mas a minha sogra esqueceu-se de guardar os restos de couve no frigorífico e no dia seguinte cheiravam a azedo... lol
mas adorei a ideia de fazer o farrapo velho gratinado.

Patanisca disse...

olá. fiz uma receita muito parecida, chamei-lhe roupa velha gratinada, fica deliciosa :)http://receitasdapatanisca.blogspot.com/2008/12/roupa-velha-gratinada.html

Isabel de Miranda disse...

Janeca hoje postei uma receita de bacalhau mas esta vou ter que levar!!!É a primeira vez que sei do farrapo velho!!!Só sabia da roupa velha.Mas este gratinado vou fazer claro sem sobras:( tenho que cozer tudo de novo:))Beijinhos com muito carinho

Martuxa disse...

Gosto muito mas nunca experimentei fazer gratinado! Tenho de fazer para experimentar :)

Beijinhos

Karla disse...

Olá Janeca....já tinha saudades do teu cantinho :)
Assim é que é! Roupa velha, trapo velho...não importa, o que importa é que devia estar uma delícia :D

beijinhos

ameixa seca disse...

Farrapo velho nunca comi mas roupa-velha é muito, muito bom e eu não dispenso :)

Unknown disse...

Eu nem aprecio muito roupa velha, mas assim parece-me bem bom :)..
Bjinus querida

anna disse...

Eu também lhe chamo roupa velha, mas confesso que nunca fiz gratinado...
Beijinhos.

Natércia Ramalho disse...

Janeca está uma maravilha!Um beijinho...feliz 2009.

Anônimo disse...

É uma óptima maneira de acabar com os restos, sem dúvida! E deve ser delícioso mesmo!Bjcas.

Vitor disse...

Janeca ficou mais que bom!Um beijinho Vitor:))--Feliz 2009.

oquefazerprojantar??? disse...

achei muita graça ao título deste prato!
é que nós fazemos sempre "roupa velha" no dia 26 de Dezembro e a nossa filha, quando era pequena dizia que queria "farrapos" porque não se lembrava do nome!
virou tradição cá em casa... tão famosa como o próprio bacalhau da ceia de Natal. É todos os anos temos que colocar mais quantidade, para sobrar para os "farrapos".
é a primeira vez que vejo a roupa velha gratinada, mas deve ficar optimo!
bom 2009!